Sobre nós

FINALIDADE

A proposta inicial deste blog tem por seguimento abrir espaço para a filosofia e seus aspectos no intuito de atrair os internautas a seu próprio aprofundamento de conhecimento e disposição à leitura. Propomos aqui a utilização do espaço virtual para alcançar novos debates a cada postagem, pois "um assunto puxa o outro".

O TÍTULO

O título do blog foi criado baseado na palavra filosofia, de origem grega, onde ela é composta por duas outras: philo (deriva-se da palavra philia; que significa amizade, amor fraterno) e sophia (deriva-se da palavra sophos; que significa sábio, sabedoria). Desse modo temos: Philia aos Sophos, amor fraterno aos sábios.

Sendo assim, podemos dizer que compartilhamos o prazer de admirar os filósofos e a compreender a essência da vida, levando-se em conta os seus principais propósitos e a necessidade da busca pelo conhecimento.

O PRIMEIRO PASSO

O blog Philia aos Sophos foi criado em meados do mês de outubro de 2010 afim de corresponder a proposta da atividade parcial de Filosofia do curso de Comunicação Social - Jornalismo com habilitação em multimeios, pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB / Campus III. O componente curricular foi orientado pela professora Irailde Gonçalves de Lima, que nos levou a uma atividade instigante e atrativa para nossa turma do 1º período.

A equipe, inicialmente, era formada por : Adriane Rafaelle Lima, Amanda Santos, Ana Carla Nunes, Ana Marina Caldeira, Cátia Regina Lopes, Gisele Ramos e Maria Aucilania Soares. Pouco nos conhecíamos, mas criamos até mesmo um vínculo de amizade por meio desse exercício que nos colocava frente à trocas de opiniões bastante interessantes. E assim demos o primeiro passo com o que poderia estar em torno do perfil que elaboramos:

"De onde viemos? Leia e tente descobrir...
Para onde iremos? Talvez o céu, para quem acredita, talvez para um lugar bem distante onde possa descansar, só saberemos quando lá chegar-mos.
Nome? Aquele que lhe for mais conveniente.
O que mais gosta de fazer? Procurar por respostas não tão óbvias e evidentes.
O que vai ser quando crescer? Talvez uma pessoa menos alienada do que os que acreditam no que já lhes vem pronto!"

Ainda seguimos essa proposta, mas de forma expansiva. Procuramos interagir com o leitor de forma que eles mesmos nos questionem, exponham suas opiniões e anseios. Queremos compartilhar do aprendizado que obtivemos em leituras, debates e vivências, mas ainda mais queremos conhecer e prosperar a preceito de respeito e saber com todos aqueles que se interessam em dividir seus pensamentos conosco.

A ATUALIZAÇÃO EM 2013

Após uma estagnada de mais de um ano, duas integrantes da equipe -  Amanda Santos e Cátia Regina Lopes - decidiram retornar e renovar o blog a qual contribuiu para aprender e entreter de forma educativa. Concretizada a ideia de voltar à ativa, no mês de agosto o Philia aos Sophos começa a receber uma nova roupagem e recebe uma minuciosa análises nas produções já existentes.

Neste mesmo período, é posto em prática a apresentação de alguns "rabiscos" para compartilhar com os internautas de algumas ideias poderão vir ou não a ser modificadas no blog, além de uma página sobre "sugestões de leitura" no intuito de interligar debates tanto da atualidade como também do passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário