domingo, 6 de março de 2011

Modernidade e Virtudes

A mudança de valores

Nos dias atuais, convivemos com uma multiplicidade de valores, alguns deles contraditórios. De um lado, observa-se o fortalecimento de virtudes coletivas, como a justa indignação diante das desigualdades sociais, o desenvolvimento da solidariedade, a luta por justiça e paz, a busca pelo equilíbrio ambiental e pela preservação da natureza. De outro, vemos que o individualismo e o hedonismo se manifestam cada vez mais na vida social pelo culto ao corpo, pelo consumismo e pela busca do prazer imediato em detrimento da disciplina e do sacrifício.

Hoje, a formação de pessoas não é mais tarefa atribuída principalmente à família. A escola e a Igreja, que já desempenharam esse papel anteriormente, também parecem estar perdendo sua importância como espaços de construção de valores. Novas formas de convivência social funcionam como locais de troca de informações e de modelos de comportamento, como o ambientes, prevalecem éticas de grupo que geralmente se sobrepõem à ética individual, refletindo-se nas opções por atitudes certas ou erradas, que variam conforme o contexto.

Comportamentos pautados por ambição e carreirismo profissional parecem ser adequados à fase atual do sistema capitalista existente não só no Brasil, mas também na maior parte das sociedades contemporâneas. A modernização da sociedade brasileira trouxe, portanto, como subproduto das mudanças ocorridas, a diversificação dos valores éticos, morais e comportamentais, caracterizando-se pela nova conceituação do que é virtude e do que é vício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário