domingo, 6 de março de 2011

As 7 virtudes e os 7 pecados capitais

Você já procurou saber quais são? Já se identificou com alguma virtude ou pecado? Você já apontou para alguém e a relacionou com algum pecado, mesmo de brincadeira? Bom, é impossível ficar sabendo sobre esse assunto e não desencadear aparências e distâncias de nós mesmos ou dos outros para cada um desses pontos. Abaixo se apresenta a tabela com cada uma das virtudes determinadas pela Igreja e seus respectivos pecados capitais, por assim dizer:


VIRTUDES
PECADOS
Generosidade
Avareza
Diligência
Preguiça
Temperança
Gula
Humildade
Orgulho
Caridade
Inveja
Castidade
Luxúria
Mansidão/Paciência
Ira


A Igreja Católica, em especial, implica no modo de como devemos agir seguindo o princípio de ordem (organização social), agradecimento (seguindo os ensinamentos religiosos para uma vida melhor com o próximo e consigo mesmo) e principalmente a fé (amor a Deus). Adotando os estudos bíblicos, as virtudes (atos virtuosos) agem de maneira eficaz no que tange a praticidade do bem evitando assim o mal; nós as recebemos na hora do batismo, e caso venhamos a cometer pecados a confissão serve como perdão divino e recupera a pureza humana juntamente com as virtudes repreendidas.


Com isso, é possível compreender que a Igreja pratica não somente sermões religiosos de adoração a Deus, mas também como determinadora de comportamento ético e moral. Seus preceitos seguem desde o instante do batismo (receber as graças do Senhor, e partem aos conhecimentos da família), catecismo, leituras bíblicas e conferências religiosas. Acreditamos que, cabe a cada um buscar entender melhor e, pelo menos, adquirir suas virtudes melhorando as demais evitando entregar-se aos vícios (pecados).

Um comentário:

  1. Parabéns amei o blog de vcs
    e stav louca a procura desse conteúdo vai me ajudar bastante

    ResponderExcluir