terça-feira, 30 de novembro de 2010

De olho vivo para o mundo!


Nossa vida está cheia de evidências que nunca questionamos, pois é mais fácil acreditar naquilo que já nos vem pronto,  ou melhor, nas idéias empacotadas. Diante disso devemos agir com atitude filosófica, começarmos a exercitar o ato de não aceitar como óbvia as ações, sentimentos, desejos, atitudes, pensamentos, valores, comportamentos como sendo naturais na vida cotidiana. Não devemos aceitá-las sem antes havermos compreendido e investigado cada coisa a sua maneira.

São os nossos pensamentos que movem tudo o que nos rodeia. A partir dos mesmos podemos desenvolver questões que dizem respeito ao nosso estilo e modelo de vida, procurando explicar e compreender mesmo o que parece ser irracional e inquestionável, passando então a sermos conhecidos como seres pensantes. Sendo assim, a filosofia serve como uma grande contribuidora na busca de um conhecimento mais amplo sobre o campo social e universal de como as coisas ao nosso redor surgem, agem e nos atinge e que reação temos a elas.

Em suma, devemos utilizar os estudos filosóficos para desmistificar as informações que adquirimos ao longo da vida como preceitos únicos da verdade, é dizer não ao senso comum. É através da filosofia que poderemos então compreender melhor quem somos e por que vivemos, como também que caminhos(escolhas) deveremos escolher para “viver bem”.

O que é FILOSOFIA, propriamente dita?


Filosofia é o estudo do universo da sociedade, seguindo os princípios da razão; é perguntar e se preocupar com o valor existencial de cada coisa: de onde vem, para onde vai, qual é sua significação; é indagar quais são as relações e as estruturas que constituem as coisas e de que maneira elas se dão. No livro Convite à Filosofia, Marilena Chauí nos dá a seguinte idéia de ampliação da filosofia dentro de outras áreas:

“A Filosofia não é ciência: é uma reflexão crítica sobre os procedimentos e conceitos científicos. Não é religião: é uma reflexão crítica sobre as origens e formas das crenças religiosas. Não é arte: é uma interpretação crítica dos conteúdos, das formas, das significações das obras de arte e do trabalho artístico. Não é sociologia nem psicologia, mas a interpretação e avaliação crítica dos conceitos e métodos da sociologia e da psicologia. Não é política, mas interpretação, compreensão e reflexão sobre a origem, a natureza e as formas do poder. Não é história, mas interpretação do sentido dos acontecimentos enquanto inseridos no tempo e compreensão do que seja o próprio tempo. Filosofia é o mais útil de todos os saberes de que os seres humanos são capazes” (p. 17).

Então, entende-se por filosofia como a análise do ser humano e suas influências: a questão da vida e da integração de um indivíduo a outro pela teoria e prática. Filosofia não é um “achismo”, muito pelo contrário, se preocupa com a lógica de tudo que acontece. As coisas acontecem porque tem que acontecer, porque tem um motivo lógico e plausível para acontecer.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

APRESENTAÇÃO - PHILIA AOS SOPHOS


Equipe: Adriane Rafaelle da Silva, Amanda Santos, Ana Carla Nunes, Ana Marina Caldeira, Cátia Regina Lopes, Gisele Ferreira e Maria Aucilania Soares.

Este blog tem por finalidade abrir espaço para a filosofia e seus aspectos buscando atrair os internautas à seu próprio aprofundamento de conhecimento e disposição à leitura, abrindo espaços para discursões e questionamentos.


O título do blog foi criado baseado na palavra filosofia, de origem grega, onde ela é composta por duas outras: philo (deriva-se da palavra philia; que significa amizade, amor fraterno) e sophia (deriva-se da palavra sophos; que significa sábio, sabedoria). Desse modo temos: Philia aos Sophos, amor fraterno aos sábios.

Sendo assim, podemos dizer que compartilhamos o prazer de admirar os filósofos e a compreender a essência da vida, levando-se em conta os seus principais propósitos e a necessidade da busca pelo conhecimento.